Amigo ou irmão

"Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.Provérbios 17:17"
Fiquei curiosa de saber o que diz o dicionário sobre a palavra amigo: aquele que ama; que estima;aliado;pessoa que se liga a outrem por laços de amizade.
Só que como tantas verdades, na maioria das vezes, confundimos o seu significado.Achamos que amigo é aquele que está sempre disposto a abrir mão da sua vida, para viver a nossa.Aquele que não tem problemas, porque senão como vai cuidar dos meus.O que não tem outros amigos, porque sou muito ciumenta.O que não tem vontade própria, porque gosto de decidir tudo.O que aceita todas as minhas sugestões, porque sempre sei o que estou sugerindo, entendo de tudo: vida pessoal, profissional, espiritual.Aquele que me cerca de atenções, detesto me sentir sozinho.
Este tipo de amizade só é bem aproveitada para a vida social,  não tem raízes profundas, na primeira controvérsia, na primeira desavença, na primeira adversidade, simplesmente acaba, porque não há uma troca, uma reciprocidade.Não é este amigo que na hora da angústia vai ser seu irmão.
Deus gosta de surpresas.Quando estamos no meio da tempestade, Ele envia um anjo para nos socorrer, e às vezes esta ajuda vem de onde menos esperamos, de alguém que estava tão longe, mas escolheu estar do nosso lado no momento difícil.
Cultivamos ao longo da nossa vida muitas amizades, mas são poucos os que se colocarão a disposição para  serem chamados de irmãos.
Algumas vezes ficamos indignados com estes amigos:Nossa, pensei que fosse meu amigo, e agora que  preciso, me abandona!
Você precisa entender que algumas pessoas não sabem lidar com problemas, não estão preparadas para oferecer ajuda, quando algo sai fora do controle, simplesmente saem de perto.
O que precisa aprender, é saber qual dentre todos os amigos que tem, o que vai ficar ao seu lado na hora da necessidade, aqueles que pode contar verdadeiramente, e ama este amigo.
Amigos pra vida social são muitos: festas, viagens, passeios, são bem divertidos, mas, só os amigos de verdade estão dispostos a compartilhar na hora da angústia.
Tem um pequeno detalhe nesta palavra que não pode ser esquecido:AMA O AMIGO EM TODO O TEMPO e  nasce um irmão na hora da dor.
Amigo de verdade precisa ser amado em todo o tempo, não só de vez em quando ou quando for conveniente.Pensa nisto!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deus é que sustenta a minha sorte

Há entre nós, alguém, querendo aprender a pescar?

Um pouco de mel e bálsamo