Caderno de aprendizados

 Decidi registrar em um caderno, todas as coisas novas, não essenciais, que aprendo, ou que sou obrigada a aprender. Cansei de achar que perdi a capacidade do aprendizado, porque não lembro de todos os acessos para esse mundo virtual e tecnológico, não quero usar os poucos neurônios que ainda tenho, pensando, naquilo que tenho dificuldades para lembrar. Não quero me tornar um ser totalmente tecnológico, sou um ser híbrido, capaz para aprender novas tecnologias, mas também confortável para escrever num caderno todos os acessos possíveis para esse mundo de senhas e códigos.  Sou bombardeada com um número exagerado de coisas que tenho que saber fazer, exigem que eu seja expert em marketing digital, gestão comercial, economia, medicina, política, ecologia, fotografia, psicologia, economia doméstica, apoio emocional, novas tecnologias, conhecimento técnico do trabalho, são tantas senhas e códigos, palavras chaves e caminhos complicados, que a mente parece que vai explodir. Esqueço tudo, nome de pessoas, coisas para fazer,  senhas e códigos e até o acesso nas redes sociais, tenho dificuldades para criar imagens e vídeos usando a internet, e isso me deixa, às vezes, muito irritada, não sei nada. Parece, só parece que não sabemos de nada, mas a gente sabe fazer e muito, a essência do nosso ser é de compartilhar aprendizados, a gente aprende e ensina coisas muito mais importantes. Estar inserida nesse contexto digital é desgastante mesmo, é uma dificuldade para o acesso, os processo são complexos, por mais antenado e tecnológico que alguém seja, todo os dias tem que aprender algo novo para se manter conectado na rede, a não ser que não tenha uma vida real, só a virtual. Quem já chegou na minha idade, as dificuldades são ainda maiores, a gente tem que se reinventar, todo dia tem um código novo, e a gente se desdobra para aprender e amanhã aprender de novo, um novo jeito para fazer. Um dia, um chefe muito exigente, quando comecei a vida profissional, me disse que a mente não foi feita para guardar coisas, fazer lembrar, a função dela é agir de modo criativo, pensar, demorei, pelo menos 30 anos para entender que é a maior verdade. Já li e esqueci muitos livros, não lembro dos personagens da maioria dos filmes que assisti, fiz cursos que não lembro do aprendizado, já assisti palestras que não fizeram diferença, não trouxeram transformações, já estudei autores que não lembro a ideia principal. Recuso a usar toda a minha capacidade criativa, para aprender coisas que no instante seguinte já é obsoleto, não serve mais. No caderno de aprendizados, podem estar anotados todas as formas de acesso para tudo que quiser fazer, até uma carinha nova para o avatar, você é desse planeta e nele está inserido, essa escrita o torna livre, para aprender e pensar sobre o que realmente importa, protocolos, procedimentos e senhas de acesso podem ser descartados em benefício do amor maior, compartilhar a vida com amigos e a família.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deus é que sustenta a minha sorte

Há entre nós, alguém, querendo aprender a pescar?

Um pouco de mel e bálsamo